João

19 de junho de 1942

Quinto filho na ordem dos nascimentos, ia-me esquecendo de ti, meu sempre querido João, meu amado filho; perdoa-me, foi mero esquecimento. Meu  filho João diplomou-se no grupo local, em 18 de Dezembro de 1940, quando recebeu seu diploma. Teve notas regulares, ajudando pouco, devido ao seu estado de saúde, sempre depauperado e fraco de memória. Foi sempre comportado e cumpridor dos seus deveres.

Deus o ampare.

Louvemos a Deus Nosso Pai.

20 de junho de 1942

Meu querido filho João foi internado no Ginásio São João de Campanha, para a sua educação superior, confiado aos cuidados de seu grande patrono São João Batista.

Foi feliz em seus exames de admissão, logrando alcançar o primeiro da turma.

O que poderei fazer por esse querido filho?

Só a graça divina, a proteção de seu Santo Patrono, a quem o mesmo está confiado, me trazem esperança de tudo conseguir.

Confiamos, pois, na proteção de Deus, no auxílio do grande Batista.

Sursum corda! (do latim: Corações ao alto!)

Maio de 1944

Deus louvado, este filho foi feliz em seu curso ginasial, sendo aprovado nas 1ª e 2ª séries com notas regulares. Conseguiu também fazer o serviço do Tiro de Guerra, quando do 2º ano do curso, já tendo recebido o seu certificado de reservista.

Está agora matriculado na 3ª série do curso ginasial.

Ele está confiado ao grande São João Batista, o precursor de Nosso Senhor Jesus Cristo, que certamente o guiará para a felicidade de sua educação.

Deus seja louvado.

Maio de 1945

C(…) / dificuldade, tendo ainda de repetir o exame da matéria de latim, foi esse filho promovido à 4ª série ginasial.

Na época própria prestou o exame de segunda época da matéria faltosa com bom resultado, ficando assim confirmada a sua promoção à 4ª série.

Infelizmente esse filho não vem correspondendo aos nossos enormes sacrifíciospela sua educação, deixando de alcançar boas notas até no comportamento.

Como isso me penaliza, me entristece!

Rogo, mais do que nunca, ao seu grande protetor, São João Batista, para a felicidade em seus estudos. Confiemos na Graça Divina.

Por motivos in(…)osos, o mesmo foi transferido do Ginásio São João, de Campanha, para o de São Miguel, em Passa Quatro, onde continuará a sua educação, com o auxílio Divino.6 de Setembro de 1947

Infelizmente o meu filho João, após ter recebido o seu diploma ginasial em Novembro de 1945, continuou na ociosidade, sem conseguir uma colocação de que tanto precisava. Só teve promessas de empregos e nada mais.

Infelizmente a ociosidade, a desobediência aos conselhos, às ordens de seus pais, foram causa de inúmeros, de grandes dissabores causados a todos nós.

Louvado seja Deus por tudo o que nos manda.

Desde Maio de 1947 que se acha em Belo Horizonte, em companhia do irmão mais velho, o José, que tem sido o seu segundo pai, o seu guia e protetor. Basta dizer que a(…) lá vem sendo custeado pelo próprio irmão.

Conseguiu uma pequena colocação e vem estudando e se exercitando, aparelhando-se para conseguir uma opção de vida melhor, mais vantajosa para as suas necessidades.

Deus cubra sempre o meu (…) filho, com o seu manto protetor.

Jesus, Maria e José com São João Batista velem por meu filho.


Deixe um comentário